Utilizada para manter livres as vias aéreas em pacientes que estão inconscientes ou com um nível baixo de consciência, a cânula de Guedel impede que a base da língua bloqueie a orofaringe, possibilitando, dessa maneira, uma melhor oxigenação. É fundamental também em determinados procedimentos por impossibilitar que o paciente intubado morda o tudo endotraqueal.
Flexível e fácil de limpar, o equipamento é extremamente simples e descomplicado em seu manuseio, mas imprescindível em situações de emergência, em hospitais e ambulâncias.
Como colocar a cânula?
- Com uma sonda de aspiração faríngea, higienize a boca e faringe de secreções, vômito ou sangue.
- Escolha o tamanho ideal da cânula.
- Para se encontrar a cânula de tamanho adequado, deve-se colocar o instrumento com a parte circular na extremidade da boca do paciente e a ponta no sentido ao ângulo da mandíbula (abaixo do lóbulo da orelha).
- Abaixe a língua com um dispositivo apropriado.
- Introduza o instrumento com a reentrância para baixo, com cautela, para não impulsionar a língua para trás, impedindo, assim, que a mesma bloqueie as vias aéreas.
A experiência médica mostra que uma das formas mais utilizadas é colocar a cânula na posição invertida, ou seja, com o lado côncavo voltado para cima. Após a inserção até o véu-do-palato, vira-se o dispositivo 180°, posicionando a concavidade para baixo e inserindo-o na cavidade oral até a posição correta.
Em que condições deve-se usar a cânula de Guedel?
Desenvolvida e produzida para uso em pacientes que necessitam manter as vias aéreas permeáveis e em casos que haja necessidade de aspiração frequente, a cânula tem como função principal manter a língua distante da parede posterior da faringe ou para proteger o tubo endotraqueal da compressão dos dentes.
Ela só deve ser empregada em pacientes inconscientes pois, ao contrário, é capaz de provocar náuseas e vômitos, podendo acarretar numa possível aspiração do material expelido. Portanto, não se deve colocar o equipamento ou retirá-lo na hipótese do paciente estar vomitando.
Antes de escolher a cânula mais adequada, consulte a tabela abaixo.
O conjunto cânula de Guedel foi criado para agrupar os variados tipos do equipamento e facilitar o trabalho dos profissionais que os utilizam.
Existem diversos kits à disposição mas, para facilitar o uso, a identificação é feita por cores. Veja no quadro a seguir os tamanhos da cânula de acordo com a faixa etária do paciente.
Precauções na utilização.
- Evite operar a cânula de Guedel sem prévio conhecimento ou supervisão adequada;
- Remova as secreções e os coágulos de sangue presentes na boca e faringe por aspiração, assim com as próteses móveis;
- Sempre utilize em perfeitas condições de limpeza;
- Utilize somente para a atividade indicada pelo fabricante;
- Não inserir a cânula invertida em crianças, por causa de uma possível lesão ao palato;
- Precaver-se para não provocar dano nos dentes e lábios do paciente;
- Não utilizar esse equipamento em pacientes que não estejam inconscientes;
- É fundamental destacar que a cânula de Guedel tem o objetivo de auxiliar na ventilação mas não protege a via aérea. E só deve ser mantida enquanto não se consegue uma via aérea definitiva.
Comentários