carreira de anestesista

Como iniciar a carreira de anestesista

Não há procedimento cirúrgico de qualquer natureza sem a presença de um anestesista

O anestesista é responsável por administrar anestésicos e monitorar os sinais vitais do paciente antes, durante e depois de um procedimento cirúrgico. O anestesista trabalha com todas as especialidades médicas que envolvam a atividade cirúrgica, cuidando do paciente durante toda a operação, monitorando as funções vitais, pressão arterial, pulso, ritmo cardíaco, respiração e temperatura corporal. Sendo assim um profissional essencial, de extrema importância, na área médica. Mas como iniciar a carreira?

Planejamento

Uma das maiores dicas para quem está começando na medicina, independente do segmento, é o planejamento. Planeje sua carreira e corra atrás do que você realmente deseja para sua vida profissional.

Priorize o que você gosta

Durante a faculdade é comum que existam temas e tópicos da medicina que você se interesse mais do que outros. Reflita sobre o que te dá mais prazer nos estudos e no trabalho, o que desperta mais a sua curiosidade e o que você já sabe que não gosta.

  • Faça uma lista de todos os tópicos que você tem facilidade em aprender.
  • Anote os temas que lhe interessam, que lhe dão prazer em estudar a respeito.
  • Anote também o que você definitivamente não seguiria.

Saiba quais são suas habilidades

Quem já atua em clínicas e hospitais, já sabe os procedimentos e especialidades em que são melhores. Analise com calma a sua rotina, os elogios que recebe pelo trabalho ou estudos. Na vida pessoal, suas habilidades pessoais específicas também podem ajudar nessa decisão.

  • Tome nota dos procedimentos que você mais gosta de realizar.
  • Pense sobre sua rotina e os elogios profissionais que recebe. O mesmo vale para os recém-formados: quais foram as disciplinas que você teve as melhores notas?
  • Outra pergunta a se fazer é: que tipo de habilidades você ainda quer desenvolver na medicina?

Estude o mercado

Antes de decidir qual área da medicina seguir, é bom saber como anda o mercado de trabalho. Assim você identifica como está a disponibilidade de vagas para profissionais de variadas vertentes dentro da Medicina e pode focar naquelas áreas que demandam mais médicos e pagam melhor. Mesmo que você opte por uma carreira que já tenha muitos profissionais, é bom entender a realidade desde o início para poder se preparar para um mercado disputado e conseguir se diferenciar da concorrência.

O mercado para os anestesistas está em constante crescimento, impulsionado pela expansão das redes hospitalares públicas e privadas. Além disso, por ser uma função indispensável, o campo de trabalho para o médico anestesista tem alto índice de empregabilidade em todas as regiões do Brasil.

A Anestesiologia é a quinta especialidade médica mais procurada do País, ficando atrás apenas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Clínica Médica.

  • Pesquise quais são as especialidades com maior número de profissionais e de vagas no país.
  • Busque as tendências do mercado de trabalho da Medicina.
  • Recorra ao depoimento de profissionais mais experientes, entrevistas com médicos referência em suas áreas.

Plano de ação

Escreva no papel o que você espera da sua carreira para os próximos 5 anos, 10 e 20 anos. Imagine os tipos de experiências que pretende acumular, quanto quer estar ganhando em cada período da vida, se quer viver e trabalhar em uma cidade ou estado diferente. Crie metas e estratégias para alcança-las.

  • Escreva no papel suas metas para os próximos 5, 10 e 20 anos.
  • Anote também os tipos de experiências profissionais que quer acumular ao longo da vida.
  • Faça as contas e entenda os recursos financeiros que vai precisar para atingir cada meta.

Nunca deixe de estudar

Independentemente do ponto da carreira que você estiver, nunca deixe de estudar e se desenvolver. Busque uma especialização, uma pós-graduação, cursos específicos da sua área médica.

Na Medicina, o estudo contínuo é fundamental e indispensável na carreira, assim como um anestesista durante uma cirurgia.

Siga o planejamento

Não abandone o seu planejamento, siga e atualize sempre que necessário. Não tenha medo de mudar, de corrigir o trajeto… a vida muda, as pessoas e os planos também. Além disso, Siga seu planejamento.

  • Não abandone o planejamento, mesmo que precise fazer alguns ajustes ao longo do tempo.
  • Reavalie o seu planejamento frequentemente e, se preciso, atualize.
  • Não tenha medo de mudar, se for preciso.

Como se tornar um Anestesista

Para se tornar um Anestesista, primeiramente você precisa fazer uma faculdade de Medicina e depois passar por uma Residência Médica ou Especialização de três anos em Anestesiologia.

Ao finalizar a Residência, o médico precisa registrar-se no Conselho Federal de Medicina (CFM) como especialista para ser considerado apto a atuar na área.

O curso de Medicina, independente da área, está entre os mais concorridos do Brasil e pode ser encontrado nas principais universidades públicas e privadas do País.

O trajeto para uma carreira de sucesso é o mesmo para qualquer área da medicina: Planejamento, estudo e ação!

Kelp Med

A Kelp Med oferece a melhor experiência em materiais hospitalares para médicos, profissionais de saúde, hospitais, clínicas e para a rede pública de saúde, com preço competitivo e produtos exclusivos da marca Kelp Med. É possível parcelar as compras em até 6x sem juros no cartão de crédito, comprando diretamente pelo site ou WhatsApp. As entregas são feitas em todo Brasil, com frete grátis para o Rio de Janeiro nas compras acima de R$300.


Comments

Deixe um comentário